INGREDIENTES:
2 latas de leite condensado, 395ml cada lata cozidas como doce de leite ponto firme
1 lata de leite integral, 389 ml
3 ovos inteiros
CALDA DE CARAMELO:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
PRÉ PREPARO:
Comece cozinhando, as 2 latas de leite condensado, na panela de pressão até o ponto escuro e mais firme, cozinhe por 40 minutos+10 minutos descanso.
Modo de Preparo:
Em uma forma de alumínio com buraco no meio, 18 de diâmetro, coloque 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de água
Deixe cozinhar, sem mexer para não açúcarar, até que vire um caramelo – 12-15 min.
Enquanto isso … No copo do liquidificador, coloque 2 latas de doce de leite e 3 ovos inteiros.
Prefira ovos frescos e antes de acrescentá-los à massa, bata o ovo contra a bancada, coloque primeiro numa tigelinha antes de leva-lo ao liquidificador, repita o procedimento com todos os ovos um a um, assim, caso um ovo esteja estragado, você não perde todos os ovos.
1 medida da lata de leite integral.
DICA: Se preferir mais suave, menos doce, ao invés de 1 medida de lata, coloque 2 medidas de lata de leite. Ele vai ficar com uma textura mais leve e um sabor mais delicado.
Bata ligeiramente, 30seg, máximo por 1 minuto somente até misturar os ingredientes, até que fique uma massa cremosa e homogênea.
O segredo para que o pudim não fique com muitos furos é não bater muito. Apenas misture os ingredientes e está pronto.
Quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada demais. Na hora de assar, esses buracos de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica aguado. Agora, se você quer um pudim mais suave, com os furinhos, faça ao contrário e bata mais tempo para aerar bem a massa.
Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a mistura do pudim dentro da forma já caramelada. Esse passo ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas da gema, diminuindo o gosto de ‘ovo’.
Preencha a forma untada com a calda de caramelo com a mistura do pudim. Ascenda o forno a a 190º Coloque uma forma maior que a forma do pudim, de modo que ele caiba dentro, cozinhe em banho maria, destampado até que fique consistente, e a superfície douradinha, cerca de 1h30 minutos.
O forno deve estar frio e não pré aquecido, porque? Se colocamos o pudim em banho maria com o forno pré aquecido, o ovo coagula rapidamente, ‘prendendo’ as bolinhas de ar dentro da massa do pudim. Com o forno frio, o pudim repousa por uns 10 minutos, até o ovo começar a coagular dando mais um tempinho para as ‘bolhas de ar’ conseguirem escapar de dentro da massa, deixando-o mais cremoso. Lembrando que, se você é fã das bolinhas, só ignorar as dicas e bora lá fazer um pudim de doce de leite aerado. Ao gosto do freguês.
Outra dica é não tampar com papel alumínio.
Ao tampar, seguramos a umidade dentro do pudim, o que vai deixa-lo mais aguado. O mesmo vale para as panelas convencionais de pudim, em banho maria, elas umedecem a massa.
Agora se você é fã de um pudim, mais leve, mais úmido e aguadinho, só fazer ao contrário do indicado e bora tampar.
Retire do forno, espere esfriar, desenforme e leve a geladeira até gelar.
MONTA ENCANTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário