Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2018

Pãozinho de Coco

Pãozinho de Coco

Ingredientes

2 ovos
250ml de leite morno
50ml de óleo
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento biológico fresco
Aproximadamente 1kg de farinha de trigo

Recheio
60g de margarina em temperatura ambiente
5 colheres (sopa) de açúcar
100g de coco ralado
70g de nozes pecans picadas (opcional)

Calda
400ml de leite
6 colheres (sopa) de açúcar

Pão de coco

Modo de Preparo

1. Em uma bacia, misture os ovos, leite, óleo e fermento. Vá acrescentando a farinha pouco à pouco, sempre misturando. Quando a massa ganhar certa consistência, enfarinhe uma superfície limpa e sove firme, porém delicadamente, a massa, acrescentando um pouco mais de farinha se necessário. ATENÇÃO ao ponto da massa, que jamais deverá ficar dura e consistente demais. O ponto certo é quando ela está muito macia, mas fácil de grudar nas mãos. Deixe a massa crescer por cerca de 1h30 coberta por um plástico ou pano em lugar livre de corrente de ar.

Recheio
2. Enquanto a massa cresce, prepare o recheio. Misture bem com um garfo a margarina e o açúcar. Junte o coco e misture novamente. Reserve.

Montagem
3. Depois do tempo de descanso, volte a massa para a superfície levemente enfarinhada e dê soquinhos para retirar o ar. Não é necessário fazer todo o processo de sova novamente, é apenas para retirar as bolhas de ar formadas no crescimento. Corte a massa em 2 partes e abra com um rolo até formar um retângulo de espessura média. Espalhe metade do recheio preparado sobre a massa aberta e salpique metade das nozes picadas. Enrole como rocambole partindo do lado maior do retângulo, apertando bem para não desenrolar mais tarde, e corte em fatias finas, colocando sobre uma assadeira untada. Repita o mesmo processo com a outra metade de massa e o restante do recheio e deixe os pãezinhos crescerem em lugar abrigado por mais 40 minutos.

4. Pré-aqueça o forno a 180˚C por 10 minutos e asse os pãezinhos por cerca de 50 minutos ou até que dourem.

Calda
5. Quando os pãezinhos estiverem quase assados, prepare a calda, fervendo o leite com o açúcar por 5-10 minutos até engrossar levemente. Quando os pãezinhos estiverem assados, jogue a calda quente com uma colher sobre cada pãozinho e deixe esfriar. Guarde em pote hermeticamente fechado.

Dicas: Já testamos com manteiga e margarina e gostamos mais da versão com margarina, que pode ser com sal tanto pra massa quanto para o recheio. 
O pãozinho fica doce na medida certa, porém se gosta de doces bem doces, aumente ligeiramente a quantidade de açúcar da calda.

Rende: Cerca de 60 pãezinhos.

pao de coco - foto de hozana

CHOCORANGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...