Páginas

sábado, 22 de novembro de 2014

Gateau Ópera



Ingredientes

Para a Ganache:

60 ml de leite
30 ml de creme de leite
10 gramas de glucose
50 gramas de manteiga
200 gramas de chocolate meio amargo picado

Para a Massa Joconde:

3 ovos
105 gramas de açúcar em pó
48 gramas de açúcar
190 gramas de clara de ovo
105 gramas de farinha de trigo
24 gramas de manteiga derretida

Para o Creme Manteiga:

1 ovo
2 gemas de ovo
200 gramas de açúcar
40 ml de água
350 gramas de manteiga
85 gramas de chocolate derretido
Concentrado de café a gosto


Modo de preparo
Para a Ganache; ferva o creme de leite, o leite e a glucose. Despeje sobre o chocolate picado, acrescente a manteiga e mexa até que fique uma mistura homogênea. Reserve.

Para a Massa Joconde; bater, em uma batedeira, os ovos com o açúcar em pó e a farinha de amêndoa, até obter uma massa leve, clara e fofa. Prepare um merengue com as claras e o açúcar. Adicione o merengue a primeira mistura. Por último, acrescente a farinha de trigo e a manteiga derretida, com movimentos leves com as mãos. Coloque essa mistura em uma assadeira, levemente untada, com papel manteiga. Leve para o forno (170ºC) até obter coloração dourada. Reserve.

Para o Creme Manteiga; bata as gemas com o ovo na batedeira em velocidade média. Prepare uma calda com o açúcar e a água até atingir por volta de 110ºC. Devagar, comece a adicionar a calda nas gemas. Aumente a velocidade. Adicione o chocolate derretido. Reduza a velocidade e comece a adicionar a manteiga – aromatize com o concentrado do café. Bata por cerca de 4 minutos. Reserve.

Para Montar; envolva uma forminha retangular sem fundo em filme plástico. Rasgue uma das partes e coloque uma camada da massa, passe o creme de manteiga e acrescente a ganache. Forme mais uma camada com a massa, adicione o creme de manteiga. Acrescente mais uma camada da massa, o creme de manteiga e finalize com mais uma camada de ganache. Leve para a geladeira para que fique bem gelado. Retire e sirva.



DIADIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...