Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

Torta de Banana Assada e Iogurte



Essa é uma torta simples, as bananas assadas ficam mais suaves e macias e o creme de iogurte é leve e sedoso. Vai muito bem num café da tarde.

INGREDIENTES:

80g de manteiga gelada
3 colheres (sopa) de açúcar 
1/4 de colher (chá) de sal 
1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo 
2 gemas 
2 colheres (sopa) de água gelada

Recheio 
6 bananas nanicas maduras em rodelas ou fatias

1/2 caixinha de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 xícara de iogurte grego ou iogurte comum escorrido por 12 horas

1/4 de xícara de lascas de castanha do Pará 


Modo de Preparo

1. Transcrito do livro Jamie Oliver - O chef sem mistérios "Você pode fazer esta massa à mão ou em um processador de alimentos. Transforme a manteiga, o açúcar e o sal em um creme. Depois misture a farinha e as gemas, batendo mais um pouco (ou passe de novo no processador). Quando estiver tudo misturado, parecendo migalhas grossas de pão, adicione a água gelada. Dê batidinhas leves com as mãos e junte delicadamente os pedaços até formar uma bola de massa. Polvilhe ligeiramente com farinha, pressione, bata de leve e aperte dando um formato. A ideia é dar forma de massa aos ingredientes, utilizando a menor quantidade de movimento. Assim ela ficará com uma consistência quebradiça e flocada (quanto mais você amassá-la, mais elástica ela ficará, fazendo com que encolha no forno e fique grudenta - aaaah, isso não!). Deixe descansar. Normalmente eu enrolo a massa como se fosse uma salsicha curta e gorda. Depois eu a embrulho em papel celofane e coloco na geladeira para descansar por pelo menos uma hora. 

2. Cobrir a forma. Corte sua massa ao comprido em fatias finas (não tente fatiar massa congelada), com cerca de 5mm de espessura. Pessoalmente eu gosto dessa espessura, pois a torta fica bem delicada. Mas, se preferir, você pode deixá-la mais grossa, só levará mais tempo para assar. Acomode as fatias no fundo e laterais de sua forma de torta, ajustando-as como se fosse um quebra-cabeça. Depois simplesmente una os pedaços e nivele tudo. Para ajeitar as laterais, pressione com o polegar e retire o excesso de massa das bordas da forma, ou deixe que fique sobrando um pouco - o que dá um aspecto bem rústico, mas eu gosto. Depois de cobrir a sua forma de torta, é necessário deixar a massa descansar por pelo menos 1 hora, de preferência no congelador (eu sempre guardo minha massa no congelador, pois ela fica bem conservada). Eu costumo cobrir duas formas de torta e congelar uma para o dia seguinte. Você poderá fazer mais se quiser, já que não gastará nenhum tempo extra. Apenas dobre a receita. É muito prático pegar uma torta no congelador, assá-la em alguns minutos e recheá-la com algo simples ou elaborado. E se uma visita inesperada aparecer ou você quiser preparar uma sobremesa bacana, isso tornará tudo mais fácil! 

3. Como assar a torta. Para começar, eu sempre asso a base das tortas por cerca de 15 minutos a 180C, deixando a massa cozida e levemente dourada. Depois de ter esfriado completamente, ela poderá ser preenchida com qualquer recheio não cozido. Com recheios assados, você terá que assar primeiro a massa vazia a 180C, por apenas 12 minutos, de modo que fique só levemente corada, mas inteiramente cozida. Após assar a torta vazia, acrescente o seu recheio e asse mais até ficar cozido."


Recheio
4. Unte uma forma com manteiga, espalhe as rodelas ou fatias de banana e leve para assar em forno 190ºC por cerca de 30 minutos.

5. Leve ao fogo o leite condensado e creme de leite mexendo sem parar até estar em ponto de brigadeiro para enrolar. Deixe esfriar e misture o iogurte. Reserve na geladeira.

Montagem
6. Depois de assada a torta, forre o fundo com as bananas assadas e por cima o creme de iogurte. Salpique com as lascas de castanha e sirva.

Rende: 8 porções.

CHOCORANGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...