Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

SHORTBREAD DE CARAMELO E CHOCOLATE





O crocante amanteigado casa com a doçura extrema do caramelo e o amarguinho do chocolate

Ingredientes:

Shortbreads
115 g de manteiga (+ quanto baste para untar a forma)
175 g de farinha de trigo
55 g de açúcar refinado

Recheio e cobertura
175 g de manteiga gelada, em cubos
115 g de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de glucose de milho (xarope tipo Karo)
1 lata de leite condensado
200 g de chocolate meio-amargo (a receita original pede ao leite)

Modo de preparo:

Shorbreads – Misture a manteiga, a farinha e o açúcar numa tigela, com as pontas dos dedos, até obter uma farofa. Quando a massa começar a formar uma bola, transfira-a para uma forma retangular de cerca de 23 cm de comprimento, previamente untada com manteiga. Aperte bem a massa no fundo da forma, de modo a obter uma camada fina. Leve-a para assar em forno médio, preaquecido, a 180ºC, por 20 a 25 minutos ou até dourar. Depois de assada, retire a massa do forno e deixe esfriar.

Caramelo – Enquanto a massa está no forno, prepare o caramelo misturando a manteiga, o açúcar, a glucose de milho e o leite condensado em uma panela pequena. Leve a mistura ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Ao ferver, mantenha no fogo baixo por mais 6 a 8 minutos, sem parar de mexer, até obter um creme bastante grudento e ligeiramente alaranjado. Retire do fogo e despeje o caramelo sobre a massa de shortbread assada. Deixe esfriar e leve ao congelador para firmar.

Cobertura e finalização – Quando o caramelo estiver firme, derreta o chocolate em banho-maria, com cuidado para não entrar vapor de água. Depois de derretido, transfira o chocolate para uma tigela e mexa-o bem para amorná-lo. Espalhe então o chocolate líquido e morno sobre o caramelo, formando uma camada fina. Deixe esfriar. Se necessário, mantenha refrigerado por algum tempo, até formar uma casquinha crocante de chocolate. Depois de frio, corte o shortbread com uma faca bem afiada, formando quadradinhos. Coloque-os um recipiente seco e sirva.

DICAS

Esta receita fica deliciosa com chá ou café. Recomendo harmonizá-la com a infusão Ayurvedic Refreshing Pitta, da The Gourmet Tea – uma das minhas marcas favoritas de chá. Esta infusão tem como base a hortelã-pimenta, misturada a raiz de alcaçuz, hibisco, pétalas de rosa e lavanda. Tudo orgânico e muito perfumado.

Para garantir que a receita funcione, é fundamental seguir os tempos, temperaturas e quantidades de ingredientes indicadas na receita. Usei uma balança caseira, daquelas pequenas, para garantir que tudo pesasse corretamente. Essa dica é válida não só para essa receita, mas para todos os doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...