Se você está em uma dieta para emagrecer, pare por aqui. Essa receita é o que promete, um deleite de bananas, doce de leite e creme batido; mas também não se pode assegurar que sua contagem de calorias chegará intacta ao fim do dia (não que isso seja uma tragédia, afinal). O que é garantido é que você não se arrependerá de ter provado essa maravilha.
O nome curioso da torta Banoffee (cuja nome original era "Banoffi Pie") surgiu da junção das palavras "banana" e "toffee" (caramelo em inglês). Criada em 1972 pelo proprietário do restaurante The Hungry Monk, a torta Banoffee tornou-se uma sobremesa clássica para os ingleses. Embora o estabelecimento localizado em Levington, Sussex, tenha fechado no início de 2012, a fama da torta sobrevive e seu nome continua a se alastrar pelos cardápios dos mais diversos restaurantes e cafés do mundo.
Junto a essa disseminação, também vieram as modificações; massa de torta ou de biscoito, caramelo ou doce de leite, bananas por cima ou por baixo, chocolate em pó ou em raspas, café solúvel ou licor de café, e outras. Além disso, a Banoffee também é inspiração para pudins e bolos, e até mesmo virou sabor de sorvete da marca Häagen-Dazs. Veja a receita a seguir:
Torta Banoffee
- 200 g de bolachas maisena
- 150 g de manteiga
- 400 g de leite condensado
- 5 bananas médias maduras
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 2 xícaras de chá de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
- Chocolate em pó para decorar
Modo de fazer
- Encha uma panela de pressão com água até a metade, coloque a lata de leite condensado sem o rótulo no centro, com ao menos três centímetros de água acima dela. A lata deve ficar submergida para que não haja perigo de estourar durante o cozimento. Tampe a panela e leve a fogo alto.
- Quando começar a escapar pressão pelo bico, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 35 minutos. Desligue o fogo, e deixe a panela esfriar completamente antes de abri-la.
- Retire a lata com cuidado, pois ainda estará um pouco quente, e espere chegar à temperatura ambiente.
- Derreta a manteiga por alguns segundos em potência alta no micro-ondas e reserve. Triture as bolachas maisena no processador até obter uma farinha fina e despeje sobre elas a manteiga derretida. Misture bem com as mãos até que comece a dar liga.
- Pressionando com os dedos, use um pouco mais da metade da massa para forrar o fundo de uma forma de fundo removível de 22 cm de diâmetro e o restante para forrar as laterais (4 centímetros de altura são suficientes).
- Asse em forno pré-aquecido a 180º C por 10 minutos e deixe esfriar sem desenformar.
- Quando a massa estiver fria, espalhe uniformemente o doce de leite com auxílio de uma espátula por todo o fundo da torta. Se o doce estiver sólido demais para espalhar, dilua com um pouco mais de leite condensado.
- Corte as bananas em fatias diagonais e molhe com suco de limão para não escurecerem enquanto monta a torta. Disponha as fatias de banana sobre o doce de leite.
- Refrigere a torta por 20 minutos antes de desenformá-la. Enquanto isso, bata o creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro em velocidade média até chegar ao ponto de chantilly e espalhe sobre a torta gelada e desenformada.
- Para finalizar, peneire um pouco de chocolate em pó. Conserve na geladeira até servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário