Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bolo trufado de maracujá




ingredientes da massa
• 4 ovos
• 4 colheres (sopa) de açúcar
• 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de fermento
• 1/4 xícara de suco concentrado de maracujá
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• margarina para untar a forma

Modo de preparo

Lembrando que esta quantidade de massa é para apenas um bolo. Você pode dobrar a receita e dividir em duas assadeiras de 20 cm de diâmetro. Ou, se seu forno for pequeno, bater um bolo de cada vez. Preaqueça o forno a 200°C e unte a assadeira e use papel-manteiga no fundo. Peneire a farinha e o fermento. Reserve. Na batedeira, bata os ovos até que dobrem de volume, mais ou menos cinco minutos — vai virar um creme esbranquiçado. Junte o açúcar a colheradas, uma a uma, e continue batendo por mais cinco minutos. Acrescente o suco de maracujá. Desligue a batedeira e peneire, novamente, os ingredientes secos sobre o creme de ovos. A massa fica superleve, linda e cheirosa. Mexa com uma espátula e junte a manteiga derretida. Misture e leve ao forno por aproximadamente meia hora ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desligue o forno e deixe a assadeira lá dentro até amornar. Desenforme sobre uma folha de papel-manteiga ainda morno.

recheio (ganache de maracujá) 

Coloque 1/2 kg de chocolate branco picadinho em um refratário de vidro e leve ao micro-ondas, em potência média, por 1 minuto. Retire e mexa com uma espátula. O chocolate branco derrete rápido e é mais sensível do que os escuros. Por isso, repita a operação, de 1 em 1 minutos, até que esteja totalmente derretido. Acrescente 1 colher (sopa) de creme de leite e 1/2 xícara de suco de maracujá. Misture e leve à geladeira por alguns minutos. Bata na batedeira — nunca tinha feito este último passo, de bater a trufa na batedeira, mas fica mesmo bem fofinha, com uma consistência ótima para rechear.

calda para umedecer o bolo

Em uma panela, junte 1/3 de xícara de suco de maracujá, 1 e 1/2 xícara de água e 2/3 de xícara de açúcar. Leve tudo ao fogo até levantar fervura. Regue o bolo com esta calda ainda quente.

cobertura de sementinhas

Em uma panela, junte a polpa de 1 maracujá, ½ xícara de água e ¼ de xícara de açúcar. Leve ao fogo e espere reduzir. Vão aí uns dez minutos, aproximadamente. Esta cobertura é perfeita para quem vai cobrir o bolo com chantili. Se você optar por chocolate amargo, como eu fiz, dispense esta etapa.

cobertura (ganache de chocolate amargo) 

Coloque 350g de chocolate amargo picadinho em um refratário de vidro e leve ao micro-ondas, em potência média, por 1 minuto. Retire e mexa com uma espátula. Repita o procedimento de 1 em 1 minuto, até que o esteja totalmente derretido. Para fazer as plaquinhas para decorar, pincele o chocolate em uma superfície de papel-manteiga e reserve. Um retângulo de aproximadamente 20×30 cm é suficiente. Reserve. Depois, acrescente 1/2 caixinha de creme de leite ao chocolate restante e misture até incorporar. Use imediatamente para cobrir o bolo.

montagem

Corte os discos de massa ao meio, no sentido horizontal. Monte o bolo na própria assadeira ou com a ajuda de um aro. Uma camada de massa, calda, recheio. Isso até terminar com a última camada de massa. Cubra com filme plástico e leve à geladeira para que o bolo fique firme. Costumo fazer de um dia para o outro. Na hora de cobrir, desenforme o bolo no prato de servir, cubra com a ganache e enfeite com as placas de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...