100g de manteiga
1 xícara de açúcar granulado
2 ovos
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de essência de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
24 casquinhas de sorvete tipo biju
Recheio de Brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
Cobertura
300ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Granulado, cerejas, calda de chocolate
Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma forma retangular grande com papel alumínio. Faça furos com uma faca e encaixe cada casquinha de sorvete nesses furos. Reserve.
2. Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até formar um creme claro e fofo. Acrescente um ovo por vez, batendo bem depois de cada adição. Adicione a baunilha e bata novamente. Alternadamente, junte o leite e a farinha e bata só até misturar. Não bata demais a massa, apenas o suficiente para incorporar os ingredientes. Junte o fermente e misture com uma espátula.
3. Preencha a casquinha de sorvete com a massa até quase a borda. Leve ao forno por aproximadamente 30-40 minutos ou até que inserindo um palito no centro do bolo saia limpo. Deixe esfriar completamente sobre uma grade.
Recheio
4. Enquanto o bolo assa, prepare o recheio. Em uma panelinha, misture o leite condensado, creme de leite e cacau. Leve ao fogo baixo sempre mexendo até formar um brigadeiro cremoso. Deixe esfriar completamente.
Montagem
5. Corte a superfície de cada bolinho e recheie com o brigadeiro frio. Bata o creme de leite com o açúcar em ponto de chantilly (veja AQUI como), coloque em um saco de confeiteiro e faça uma cobertura farta sobre o bolinho. Decore com granulado, cereja (usamos thimbleberry), calda de chocolate ou o que preferir.
Dicas: Para armazenar as casquinhas, o ideal é não deixar mais de 5-6 horas na geladeira, pois a umidade interna é transferida para a casquinha, deixando-a úmida. Se não for consumir logo, congele as casquinhas, de preferência sem a cobertura. E consuma ainda bem gelado.
Rende: 24 casquinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário