Para a massa:
6 ovos
3 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
10 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) cheia de fermento
Para o recheio de chocolate branco:
1 quilo de chocolate branco nobre (usei o laka, da lacta)
2 latas de creme de leite
Para o recheio de chocolate preto:
1 quilo de chocolate ao leite nobre (usei ao leite da lacta)
2 latas de creme de leite
Para a cobertura, montagem e decoração:
2 caixinhas de chantilly
Cerca de 17 chocolates kit-kat
Confeitos variados a gosto (usei 7 variedades: granulado, bolinhas, estrelinhas, amendoim torrado e granulado, mini bis, balinhas de goma e m&m)
Uma fitinha azul para fazer o laço
Modo de preparo:
Para a massa:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha, o chocolate em pó e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma retangular funda (mais ou menos 20x30cm), untada e enfarinhada, e leve para assar.
Para o recheio de chocolate branco:
Derreta o chocolate branco, misture o creme de leite e mexa bem até ficar um creme homogêneo. Reserve na geladeira para firmar um pouco (cerca de 30 minutos).
Para o recheio de chocolate preto:
Derreta o chocolate ao leite, misture o creme de leite e mexa bem até ficar um creme homogêneo. Reserve na geladeira para firmar um pouco (cerca de 30 minutos).
Para a cobertura, montagem e decoração:
Quando o bolo estiver assado e frio, corte em 3 partes. Molhe cada uma com uma calda a gosto (leite de coco, leite puro, leite com açúcar, ou uma calda com leite condensado e leite, refrigerante, o que você gostar. Eu molhei apenas com leite.) Forre a própria forma onde o bolo foi assado com um plástico grande, deixe beiradas grandes para fora (depois fica mais fácil para desenformar). Coloque a primeira parte do bolo e o recheio de chocolate branco. Cubra com a outra parte do bolo e então despeje o recheio de chocolate ao leite. Coloque a tampa do bolo por cima, feche as beiradas do plástico e leve para a geladeira até o dia seguinte. Com cuidado, desenforme sobre o prato de servir. Espalhe bastante chantilly batido em ponto firme, passe em todo o bolo. Ao redor, "cole" os kit-kats (de 2 em 2 dá uma boa sustentação) ao redor do bolo. Por cima, nivele com chantilly e espalhe os confeitos formando diagonais. Passe a fitinha dando um laço e leve para a geladeira.
Dicas:
Por favoooooor, não vá usar chocolate vagabundo nesses recheios!!! Depois vai ficar com aquele gosto de vela derretida e aí vão falar que a receita é ruim! Use um bom chocolate! E não só o chocolate, eu sempre falo que todos os ingredientes tem que ser de qualidade. Por exemplo, a marca do fermento faz diferença, a do chocolate em pó, o creme de leite... tudo! Fique sabendo que este é um bolo caro antes de querer economizar no que é fundamental.
Tive um pouquinho mais de trabalho para fazer esse bolo porque minha assadeira era rasa para essa quantidade de massa. Aí fiz assim: assei 2/3 da receita primeiro, e depois o 1/3 restante. Também foi meio complicado para montar dentro dessa assadeira, pois o bolo era mais alto do que a forma. O plástico ajudou muito nessa hora, para que um dos recheios não escorresse.
O bom de fazer um bolo todinho confeitado como esse é que consigo "esconder" os defeitinhos haahahahah
Nenhum comentário:
Postar um comentário