Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CAROLINAS OU PROFITEROLES



Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos grandes (ou três médios)
1 pitada de sal


Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água e a manteiga, leve ao fogo médio e mexa até que a manteiga derreta totalmente. Junte a farinha de trigo de uma só vez e misture por cerca de 2 minutos. A farinha precisa cozinhar, inicialmente vai empelotar, para depois formar uma massa lisa. Leve essa mistura à batedeira (espere esfriar um pouquinho), adicione o açúcar, o sal, a essência de baunilha e os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. A massa deve ficar densa e ao levantar o batedor, a mistura deve se partir ao invés de formar um fio contínuo de massa (comece com 2 ovos, se a massa tiver muito grossa, junte mais 1 ovo pequeno), a massa não pode ficar dura nem mole demais. Coloque a massa em um saco de confeitar com o bico pitanga grande, ou improvise um saco plástico próprio para alimentos, faça um pequeno furo na ponta e monte as carolinas em uma assadeira forrada com papel manteiga, ou untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido 200°C, por 12 minutos, depois reduza o calor para 180°C e asse por mais 15 minutos, até que fiquem douradas. 
Deixe esfriar, corte as carolinas ao meio, sem partir completamente, recheie com ganache, doce de leite, sorvete, ou outro de sua preferência, cubra com chocolate derretido ou polvilhe açúcar de confeiteiro. 


Para a ganache de chocolate, derreta 200g de chocolate meio amargo ou ao leite no microondas, junte 100g de creme de leite, misture bem até que fique homogêneo. 


andreaquitutes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...